Histórias Mesozoicas - Dia dos Pais

Essa historinha tinha tudo para ser voltada para o Dia das Mães, pelo simples fato de não haver provas de que o Livyatan melvillei macho dispensasse qualquer cuidado parental para com os filhotes. Tomando por base o comportamento de cetáceos atuais, a mãe é a provedora/ instrutora e protetora dos filhotes. Os machos na maioria das espécies são solitários, passando boa parte da vida a cruzar os mares. Os personagens aqui retratados aparecerão em futuras histórias, naturalmente ambientada no período em que viveram.



Mioceno: um super zeloso pai Livyatan defende sua cria do assédio de outros predadores. Em seu tempo, dividiu com o Megalodon o posto de predador alfa dos oceanos.


 






Espécies

Livyatan melvillei estava dado com certo de ser retratado. No total 5 outras criaturas da fauna do Mioceno apareceram.

  • Semirostrum: espécie de toninha com longo maxilar inferior, usado talvez para explorar os sedimentos. No caso um filhote de nome Bicudo foi retratado.
  • Odobenocetops: cetáceo intimamente relacionado ao atual Narval. Sua principal característica eram presas salientes que se projetavam da boca sentido cauda. Alguns espécimes fósseis possuíam uma presa maior.
  • Zygophyseter: Espécie de cachalote raptorial que podia crescer até sete metros. Seu comportamento teria sido similar ao das Orcas.
  • Carcharocles angustidens: Antiga espécie de tubarão. Embora retratado com tamanho incorreto, mais ou menos equiparável ao Zygophyseter, a espécie teria tido um tamanho estimado entre nove e dez metros.
  • Squalodon: Espécie de baleia dentada. Seu tamanho se situava entre sete a nove metros.


Curiosidade


  • Cetotherium estava pensado para fazer parte dos amigos do filhote de Livyatan, mas como a mesma tem uma aparência similar as baleias da subordem Mysticeti (Baleias com Barbatanas) foi trocada pelo Semirostrum.
  • Retratei Zygophyseter ligeiramente maior que seus colegas, embora pelas evidências fósseis das três espécies, o tubarão superaria a Baleia Raptorial por diferença de três metros e a Squalodon por dois.
  • Cachalotes são baleias comumente retratadas com uma coloração escura, entre azul, marrom acinzentado ou mesmo preto. Dada sua natureza inclinada a predação, e o aspecto nada amistoso, dei ao Livyatan melvillei uma cor preta de ventre mais claro.


Confira também!




Histórias Mesozoicas - Sossego
Histórias Mesozoicas - 
O Caçador Caçado
Histórias Mesozoicas - Ptero