"Sossego" é uma daquelas histórias que, a princípio, não parecem fazer referência com nosso dia-a-dia, contudo, ao refletirmos sobre o quão importante é o repouso para nossa saúde, vemos uma curiosa similaridade com o protagonista. A peregrinação do jovem Sarcosuchus em busca de um lugar tranquilo para dormir o leva a considerar o último lugar.
Os personagens retratados são espécimes presentes nos registros fósseis do Mesozoico. A fauna predominante é do Cretáceo médio, do norte da África, época em que a região costeira seria pantanosa. Sarcosuchus Imperator - crocodilo imperador - foi uma das maiores espécies de crocodilo pré-histórico, com um comprimento de 9-10 metros. O individuo da história é um juvenil. Outros animais vistos, em ordem;
Nigerssauro
Onchopristis
Plesiossauro
Polycotylidae
Squalicorax
Therizinossauro
Dimorphodon
Diplocaulus
Ouranossauro
Alanqa Saharica
Espinossauro
Nigerssauro foi um saurópode de tamanho médio. Onchopristis um espécime gigante de peixe-serra (como o Sarcosuchus, o indivíduo visto não é totalmente adulto). Plesiossauros eram repteis marinhos de longos pescoços, de hábitos predominantemente aquáticos, e que poderiam vir a terra para descansar. Polycotylidae foram uma classe de plesiossauros de pescoços consideravelmente curtos, fazendo-os similares aos pliossauros. Squalicorax eram tubarões. Therizinossauro foi um dinossauro de características que uniam herbívoro e carnívoro. Seus restos foram encontrados na Ásia, especificamente no deserto da Mongólia. Dimorphodon foram pterossauros primitivos do Jurássico. Diplocaulus foi de uma extinta classe de anfíbios do Permiano. Ouranossauros foram dinossauros herbívoros com vela nas costas. Alanqa Saharica foram pterossauros de porte médio, até 6 metros de envergadura de asas. Por último, o Espinossauro, a maior (até o momento) espécie de dinossauro carnívoro, crescendo para um tamanho máximo de 18 metros.